O primeiro conteúdo de podcast no Brasil surgiu em 2004, porém, nos últimos anos, principalmente após a crise da covid-19, a produção de conteúdo de áudio tem se tornado cada vez mais popular e continua se expandindo no país.

Segundo levantamento do Spotify, o Brasil é o segundo maior mercado de produção e consumo de podcast, atrás apenas dos Estados Unidos. Influenciadores, grandes marcas e empresas passaram a investir no mercado para estabelecer novos canais de comunicação com os públicos-alvo, gerando negócios, potencializando sua reputação e aumentando sua influência no ambiente digital.

Hoje, além de entender o que os consumidores desejam, o uso de podcasts nos canais de comunicação e estratégias de marketing também pode ajudar as marcas a se aproximarem e se conectarem com seus públicos.

São também importantes ferramentas de comunicação e marketing de conteúdo, pois a empresa controla a narrativa e aparece mais no dia a dia de cada cliente, tornando-se mais um canal de fidelização capaz de fortalecer os serviços, cultura, valores e objetivos da corporação.