No episódio desta semana, Márcio Martins conversa com a cientista Simone Oigman Pszczol, Diretora Executiva do BRBIO e Diretora Administrativa do Centro Brasil no Clima. Em pauta, o meio-ambiente, as lições que a pandemia do coronavírus vem mostrando e o processo de transformação da sociedade em função da crise.

Para Simone, muitas mudanças positivas aconteceram desde que começou a pandemia, revelando, mais fortemente, as causas e consequências na relação homem e meio-ambiente. A criadora do BRBIO ressalta a importância de fomentar a melhor qualidade de vida através da conservação da biodiversidade, não apenas por meio do conhecimento científico, educação ambiental e sensibilização da sociedade, mas também em ações contínuas com comunidades locais. Simone alerta para as ameaças aos oceanos causadas por mudanças climáticas, aquecimento da água do mar, poluição e a bioinvasão.

Para a cientista, é preciso mostrar a importância do mar tanto quanto se mostra a importância das florestas, pois grande parte do oxigênio que respiramos vem dos oceanos.