No episódio desta semana, vamos saber como jovens e crianças vêm reagindo ao isolamento social nesses tempos de pandemia. A psicóloga Renata Ishida, coordenadora pedagógica do Laboratório Inteligência de Vida, do Grupo Eleva Educação, traz uma abordagem do ponto de vista psicossocial. Para Renata, a pandemia traz um sentimento de exaustão muito grande que tende a afetar as relações familiares. O momento é de reflexão sobre a qualidade do tempo que os pais dedicam aos filhos e não sobre a quantidade de horas que se dispensa às crianças. Ela ressalta a importância de fortalecer as relações familiares para evitar distúrbios, como ansiedade ou depressão. Para a psicóloga, as famílias que percebem a Educação Infantil como prática pedagógica bem fundamentada e com propósito tendem a valorizar a escola como investimento e não como lugar de entretenimento, onde os pais deixam os filhos para irem trabalhar. E por entender que é importante desenvolver competências que vão além da simples aprendizagem, como relacionamento, autoconhecimento, criatividade, comunicação, empatia, pensamento crítico, que foi criado o LIV, Laboratório Inteligência de Vida, que vem para provar que esses também são assuntos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio.