No mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Conte Tudo & Conteúdo traz uma entrevista com a Dra. Renata Lima, Juíza de Direito, representando a Escola de Magistratura do Rio de Janeiro.

Dra. Renata e mais seis magistradas prestaram concurso para a EMERJ no mesmo ano que a Juíza Viviane Vieira do Amaral, assassinada pelo marido na frente das duas filhas, na véspera do Natal de 2020. As sete juízas e mais quatro magistrados se uniram para fazer um movimento em homenagem a ex-colega com duas lives, realizadas nos dias 8 e 9 de março, em que fizeram a leitura do texto “Por Elas” trazendo questões relacionadas à violência contra a mulher.

Na conversa com o jornalista Márcio Martins, Dra. Renata relata o crescimento do feminicídio no Brasil, principalmente durante a pandemia do coronavírus, e a forma como atinge as mulheres em todas as camadas da sociedade, independentemente de classe social ou nível de escolaridade, como aconteceu com a Dra. Viviane. Dra. Renata traz ainda informações sobre o funcionamento do Plantão Judiciário na assistência às mulheres que sofrem agressão, reforça a importância de campanhas que combatam o feminicídio, fala sobre a importância de educar a sociedade para a igualdade de gênero para que as mulheres tenham mais oportunidades no mercado de trabalho.

Com certeza, esse é um tema extremamente necessário e urgente. Para assistir à gravação da live “Por Elas”, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=_tPy7OO_Uy4