A coordenadora de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Colégio Pensi, Maria Clara Alves, fala sobre o Laboratório de Inteligência de Vida, o LIV, que oferece de forma regular aos alunos dinâmicas para o desenvolvimento de habilidades soco emocionais. 

Aplicado da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Pensi utiliza recursos que se adequam a cada faixa etária. Fantoches e pelúcias são ferramentas para as atividades da educação infantil e para os primeiros anos do ensino fundamental, já para os alunos do 4º e do 5º anos são usados jogos educativos. 

“No ensino infantil, nosso principal foco para essas crianças de 3 a 5 anos é que elas conheçam as emoções básicas, consigam dizer o que estão sentindo e reconheçam medo, alegria e amor. A gente foca esse autoconhecimento. No ensino fundamental, com crianças um pouco maiores, do 1° ao 3° ano, a gente já chega a falar de coisas mais complexas. Os sentimentos agora são a frustração, o arrependimento, o ciúme. Pois a gente entende que as crianças já têm uma base que veio da educação infantil, então os anos iniciais do fundamental trazem esses conceitos mais complexos”, explica Maria Clara.