Supera - Ginástica para o Cérebro

MÉTODO SUPERA – UNIDADES DO CURSO NO RIO DE JANEIRO SÃO COMO ACADEMIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

 

Metodologia é baseada em atividades que exercitam o cérebro e trazem benefício para crianças, jovens, adultos e idosos

 

“Mens sana in corpore sano” (“Mente sã em corpo são”). A famosa citação latina nunca fez tanto sentido como nos dias de hoje, com crianças expostas a muitos estímulos cada vez mais cedo, jovens precisando provar a capacidade de se conectar a diferentes tarefas ao mesmo tempo e idosos em plena atividade, inclusive profissional.

 

Cuidar da saúde, não só do corpo, mas também da mente, é a saída para quem busca qualidade de vida e bem-estar. Já é senso comum que a prática regular de atividade física contribui, e muito, para isso, mas é importante destacar que exercitar o cérebro é tão importante quanto exercitar o corpo. E isso vale para todas as idades.

 

Foi para estes diferentes públicos, para atender suas necessidades de melhorar a qualidade de vida e desenvolver da melhor maneira suas capacidades mentais, que surgiu o SUPERA Ginástica para o Cérebro.

 

PARA TODAS AS IDADES

A rede de cursos espalhada por todo o país conta com 18 unidades no estado do Rio de Janeiro, que funcionam como verdadeiras academias para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas.

 

Os alunos frequentam aulas semanais, com duas horas de duração, em busca de melhorias na vida pessoal, acadêmica e profissional. O SUPERA é indicado tanto para crianças, a partir de seis anos de idade, cujos pais querem estimular o raciocínio lógico, a linguagem, a memória e o relacionamento interpessoal de seus filhos, quanto para jovens, que se preparam para o vestibular e querem aprimorar seus potenciais; ou para atletas, que buscam melhoras nos quesitos foco e concentração; e, ainda, para profissionais de diferentes áreas, que veem na ginástica cerebral o caminho para potencializar a proatividade, a criatividade e outras habilidades essenciais para o mercado de trabalho.

 

Para os mais velhos, aposentados ou não, o SUPERA é um grande aliado para a memória, coordenação motora, alívio do estresse, autoconfiança e relacionamento interpessoal.

 

METODOLOGIA

O SUPERA oferece um curso livre presencial. São aulas semanais de duas horas de duração, que podem ser feitas por pessoas de todas as idades, a partir dos seis anos. O programa inicial tem duração de 18 meses.

 

Em sala de aula, o treinamento é feito por professores que utilizam materiais como ábaco, jogos de tabuleiro, jogos individuais, neuróbica, além de apostilas com exercícios cognitivos, vídeos, jogos online e dinâmicas de grupo elaboradas por uma equipe multidisciplinar especializada em desenvolvimento cognitivo.

 

O ábaco é um instrumento de cálculo milenar utilizado também para desenvolver a concentração, raciocínio lógico, perseverança, disciplina, atenção, memória e a velocidade do pensamento.

 

Alunos que querem melhorar sua performance escolar, preparar-se para o vestibular ou para concursos relatam que o exercício com o ábaco ajuda a desenvolver a habilidade de fazer cálculos mentais e a agilidade na resolução dos exercícios.

 

Entre os exercícios cognitivos, o Sudoku, por exemplo, contribui para o desenvolvimento do raciocínio numérico, da atenção e da percepção visual. Já o Tangram estimula a percepção visuoespacial, pois faz com que a pessoa crie uma imagem mental do resultado final a ser alcançado, enquanto busca as jogadas necessárias. No caso do baralho SET, o raciocínio lógico e o pensamento lateral são estimulados. Um outro exemplo de jogo é o Rummikub, que trabalha a memória, atenção, estratégia e o raciocínio lógico.

 

De acordo com os professores, os jogos individuais estimulam o raciocínio lógico, analítico, visuoespacial, coordenação motora, memória de trabalho e pensamento lateral. Já as atividades coletivas simulam situações competitivas e/ou cooperativas, colocando em prática todas as habilidades citadas anteriormente, além do relacionamento interpessoal e intrapessoal.

 

Neuróbica – O nome neuróbica é uma referência às atividades aeróbicas tão difundidas nas academias de ginástica para o corpo. A neuróbica nada mais é do que a atividade aeróbica para o cérebro. Por meio de diferentes estímulos e desafios, o objetivo é fazer com que o cérebro ative novas conexões sinápticas e potencialize suas habilidades. Um programa bem elaborado de treinamentos ajuda a desenvolver partes do cérebro, melhorando, assim, funções como memória, concentração, foco, atenção, criatividade e coordenação motora.

 

Com exceção das dinâmicas e dos vídeos, as práticas em sala de aula, podem e devem ser feitas em casa. Isso vale para o ábaco, jogos online, exercícios das apostilas e jogos. No caso das neuróbicas, pequenas mudanças de hábito podem ser um grande estímulo para o cérebro.  Entre alguns exemplos bem simples estão: escovar os dentes com a mão não dominante, tomar banho no escuro, usar o mouse do computador na mão inversa, comer de olhos fechados, trocar o relógio de pulso, fazer um trajeto diferente para o trabalho e contar os degraus de uma escada. São atitudes que estimulam o cérebro e ajudam a tirá-lo da zona de conforto.

 

 

 

SOBRE O SUPERA

Primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e à saúde mental, o SUPERA está no mercado desde 2006. Sempre atuou na área de educação e também assumiu um papel de destaque no mercado de saúde mental e qualidade de vida. Ao longo dos anos, o método criado pelo brasileiro Antônio Carlos Guarini Perpétuo, em São José dos Campos, interior de São Paulo, se aprimorou com a visão de especialistas ligados às áreas de pedagogia e neurociência, passando a trabalhar com mais embasamento as competências socioemocionais dos alunos.

 

Hoje, conta com uma rede de franquias com 230 unidades espalhadas por todo o Brasil, sendo 18 delas no estado do Rio de Janeiro. Além dos cursos in-house (oferecido nas unidades franqueadas), o SUPERA trabalha com projetos especiais, implantando o método de estimulação cognitiva em escolas públicas e particulares. Com o SUPERA In Company, atende empresas que buscam eficiência e alta produtividade e associações de atletas que querem melhorar o desempenho de seus colaboradores através do treinamento cerebral.