IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio tem inscrições abertas para cursos de formação e aperfeiçoamento

IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio abre inscrições para cursos de formação e aperfeiçoamento

 

Para profissionais de diversas áreas, o segundo semestre pode ser uma excelente oportunidade para aprofundar conhecimentos ou adquirir novos. O IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio está com inscrições abertas para cinco novas turmas dos cursos de Formação em Gestão de Entretenimento e Marketing no Esporte, Formação em Empreendedorismo e Inovação, Aperfeiçoamento em Finanças para Não Financistas, Aperfeiçoamento em IFRS para Gestores e MBA em Planejamento Tributário Estratégico. Os cursos tem início entre os meses de setembro e novembro, e as inscrições podem ser feitas online.

O curso de aperfeiçoamento em Finanças para Não Financistas abre, em outubro, sua primeira turma, com o objetivo de treinar e desenvolver profissionais aos conceitos financeiros. Entre os módulos oferecidos estão Princípios Básicos de Investimento e Financiamento, Contabilidade e sua Função Para o Processo de Tomada de Decisão, Processo de Gestão Econômico-Financeiro e Avaliação de Projetos e Investimentos. O curso de curta-duração, com três encontros aos sábados, de 8 horas cada, é voltado para empreendedores e gestores de diferentes formações. A coordenação acadêmica está a cargo da Profa. Dra. Graziela Fortunatto, doutora em administração de empresas pela PUC-Rio e pelo Prof. José Guimarães, mestre em administração de empresas pela PUC-Rio.

Aperfeiçoamento em IFRS para Gestores é o novo curso do IAG da PUC-Rio que visa à transmissão de conhecimento técnico e estratégico do IFRS. Sem o domínio desse padrão contábil é impossível poder isolar o efeito das transações sobre o patrimônio da empresa. Todas as decisões em uma entidade impactam de alguma forma o desempenho, saúde financeira e posição financeira e patrimonial. O curso é destinado aos profissionais que buscam aperfeiçoar a aprofundar seus conhecimentos sobre as normas da IFRS. A coordenação acadêmica fica a cargo da Profs. Vânia Borgerth, Superintendente de Controladoria do BNDES e representante do Brasil no Advisory Council da IFRS Foundation. A carga horária é de 189 horas-aula, em encontros quinzenais as sextas e sábados.

Área em crescimento no País, que ganhou força após a escolha do Brasil para sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e os Jogos Olímpicos 2016, a Gestão de Entretenimento e Marketing no Esporte ainda necessita de qualificação. Por isso, o Curso de Formação em Gestão de Entretenimento e Marketing no Esporte conta com diferenciais como corpo docente integrado por profissionais que atuam de fato no mercado, as visitas técnicas a empresas e instituições e também palestras com importantes nomes do Marketing Esportivo e da indústria do entretenimento. “A nossa intenção é criar um centro de excelência de gestão esportiva aqui na PUC-Rio, uma rede de pessoas e um núcleo de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento permanente desse segmento no País”, explica o professor Luiz Paulo Moura, coordenador do curso. Com aulas aos sábado, o curso tem carga horária de 180 horas e as aulas começam no dia 23 de setembro.

Os interessados em ingressar ou ter mais conhecimento na área de empreendedorismo, podem-se inscrever no curso de formação Empreendedorismo e Inovação. Desenvolvido pelo Núcleo de Pesquisa e Ensino em Empreendedorismo (NUPEM), o curso vai proporcionar ao aluno uma experiência prática na criação de um novo empreendimento. O aprendizado adquirido pode ser utilizado nos mais diversos setores da economia, desde as áreas criativas como digital, cultural e de conteúdo até as mais tradicionais como gastronomia, turismo e profissões liberais. A dinâmica está baseada no trabalho em equipe. Além disso, durante o curso, o aluno vivencia os desafios enfrentados no mundo real. Durante as aulas, os alunos participam de seções de apresentação e mentoria com todas as pressões e demandas encontradas ao se decidir pela criação de uma empresa. Segundo o coordenador do curso Luis Felipe Carvalho, o aluno deve estar preparado para conversar com clientes, parceiros, competidores, enquanto vivencia as incertezas do dia-a-dia das organizações nascentes, mais conhecidas como startups. Eles aprendem a trabalhar em times, a transformar uma grande ideia em um grande empreendimento e a usar as ferramentas de modelagem de negócios para montar cada peça do empreendimento. O curso tem carga horária de 180 horas e começa no dia 23 de setembro.

A Escola de Negócios da PUC-Rio abre, em novembro, turma para MBA em Planejamento Tributário Estratégico. A coordenação acadêmica é do professor Felipe Dutra, Doutorando e Mestre em Direito Tributário, especializado em Planejamento Tributário e Reestruturações Empresariais, com estudos realizados no Brasil e no exterior. “O nosso objetivo é qualificar o profissional, de forma prática e objetiva, para a compreensão dos diferentes modelos de planejamento tributário, identificação de oportunidades de otimização tributária e avaliação da viabilidade e dos riscos”, explica Felipe Dutra. A carga horária do MBA em Planejamento Tributário Estratégico é de 360 horas-aula, com encontros quinzenais aos sábados e as aulas começam dia 17 de novembro.

 

Serviço:

Curso de Formação em Empreendedorismo e Inovação

Início: 23 de setembro

Inscrições: www.iag.puc-rio.br/esporte

 

Curso de Formação em Empreendedorismo e Inovação

Início: 23 de setembro

Inscrições: www.iag.puc-rio.br/cfe

 

 

 

Curso de Aperfeiçoamento em Finanças para Não Financistas

Início: 07 de outubro

Inscrição: www.iag.puc-rio.br/financas

                                                                                          

Curso de Aperfeiçoamento em IFRS para Gestores

Início: 22 de setembro

Inscrições: www.iag.puc-rio.br/ifrs

 

MBA em Planejamento Tributário e Estratégico

Início: 17 de novembro

Inscrições: www.iag.puc-rio.br/mbapte