BrBio e ABISUB promovem campeonato de fotografia subaquática

BrBio e ABISUB promovem campeonato de fotografia subaquática

O Projeto Coral-Sol, do Instituto Brasileiro de Biodiversidade – BrBio, em parceria com a Associação Brasileira de Imagens Subaquáticas (ABISUB), acabam de abrir inscrições para o concurso “Beleza Fatal”, tendo como tema um bioinvasor marinho, o coral-sol. A competição fotográfica acontece no dia 27 de janeiro, em Ilha Grande, na Costa Verde do Rio. O objetivo é sensibilizar fotógrafos subaquáticos e a comunidade de mergulho sobre a importância da conservação marinha e do combate ao coral-sol.

As participações são divididas nas categorias Master, com câmeras DSLR e Mirrorless; e Iniciante, com câmeras compactas. Com operação da Ocean Centro de Mergulho, os fotógrafos participantes e seus assistentes vão participar de  uma saída única para o registro das imagens. O limite é de 26 pessoas e o preenchimento das vagas se dará por ordem da confirmação da inscrição. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados de cada divisão.

Até 24 de janeiro, mergulhadores de todo o país podem se inscrever no site da ABISUB (www.abisub.com.br) e realizar pagamento da saída de mergulho (R$ 200,00),  diretamente à operadora Ocean (www.ocean.com.br), ou pelo telefone (21) 995298776. Após a reserva e pagamento da saída de mergulho, o competidor deve enviar a confirmação junto com a ficha de inscrição para o e-mail caroline.castro@brbio.org.br. O regulamento está disponível em: www.abisub.com.br/download/regbelezafatal.pdf.

Entre 30 e 31 de janeiro, um corpo de jurados, com notória experiência na avaliação de imagens subaquáticas, fará o julgamento das fotos. Os resultados serão divulgados, no dia 3 de fevereiro, às 11h, em um coquetel no stand do BrBio, no AquaRio, localizado na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro.

O Projeto Coral-Sol tem apoio de recursos recorrentes do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado pela Chevron Brasil com o Ministério Público Federal com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO. 

Sobre o Projeto Coral-Sol:

O Projeto Coral-Sol nasceu em 2006 para enfrentar o crescente problema do coral-sol na costa brasileira. Sua missão é conservar a biodiversidade marinha brasileira através do controle do coral-sol, minimizando os seus impactos ambientais e socioeconômicos, promovendo a recuperação dos ecossistemas marinhos e a sustentabilidade ecológica, econômica e social das regiões afetadas. O Projeto Coral-Sol (PCS) é pioneiro no combate da bioinvasão marinha no Brasil. Possui parceria com as universidades, instituições governamentais públicas federais, estaduais, municipais, iniciativas privadas e a sociedade civil.